DÚVIDAS FREQUENTES.

O que é o AVA? 
 Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos acessam os materiais de apoio referentes ao seu curso: slides, roteiros de atividades, caderno de atividades, ATPS (as Atividades Práticas Supervisionadas são atividades propostas em forma de desafio e, para respondê-lo, os alunos precisam cumprir etapas individualmente ou em grupo), cronogramas, PEA (no Plano de Ensino e Aprendizado de cada disciplina consta a ementa, os objetivos, as metodologias, bibliografia e formas de avaliação do aluno). As aulas são disponibilizadas no AVA 48 horas após as transmissões e as questões são enviadas para o tutor EAD e respondidas em até 48 horas.


Como funcionam as avaliações?
 O aluno é avaliado por discplina, da seguinte forma: uma atividade avaliativa - desafio da ATPS em grupo com valor de 4,0 pontos (1 ponto de participação dado pelo tutor presencial e 3 pontos do trabalho final corrigido pelo tutor EAD) e uma prova presencial (6,0 pontos). Média de aprovação: 7,0 pontos. 75% de presença obrigatória para aprovação. 9 Ferramentas disponíveis Caderno de Atividades: disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em formato digital e/ou pdf, permitindo a impressão, o Caderno de Atividades tem o objetivo de auxiliar o aluno na aprendizagem, estimulando o autoestudo. Seu conteúdo está dividido em 6 partes: 1. Leitura obrigatória: resumo dos principais tópicos abordados em cada tema da disciplina de acordo com o conteúdo do livro-texto. 2. Agora é a sua vez: exercícios que promovem a fixação de conteúdo e autoaprendizagem. O aluno deve resolvê-los após assistir às aulas e ler o capítulo do livro-texto. Após responder, o aluno pode verificar a resposta correta no "Verifique seu desempenho". 3. Links importantes para complemento de informações sobre o assunto abordado. 4. Vídeos importantes que também complementam o conteúdo estudado. 5. Finalizando: síntese do assunto que foi abordado e o que o aluno desenvolveu ao aprender o conteúdo. 6. Bibliografia: referências utilizadas para a construção do Caderno de Atividades.


O que são as ATPS?
 As Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) são atividades organizadas na forma de desafios com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades previstas no perfil do profissional egresso de cada curso. Elas são divididas em etapas que são cumpridas individualmente ou em grupo, orientadas pelo professor EAD e pelo tutor presencial nos encontros presenciais, e pelo tutor EAD.


O que é PLT? 
 O Programa do Livro-Texto é um programa institucional que oferece ao aluno livros de alta qualidade e títulos reconhecidos no cenário acadêmico nacional e internacional a preços extremamente reduzidos em relação aos do mercado livreiro convencional. Ele é norteador das aulas ministradas pelos professores EAD, dos Cadernos de Atividades e roteiro de estudos.


O que são Atividades Complementares?
As Atividades Complementares têm como objetivo ampliar a formação e a vivência acadêmica dos alunos, favorecendo práticas de autoaprendizagem e autoestudo. Elas privilegiam sua progressiva autonomia profissional e intelectual, conhecimentos teórico-práticos por meio de atividades de pesquisa e extensão, e conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, bem como experiências profissionalizantes julgadas relevantes para a área de formação. As Atividades Complementares (AC) atendem ao Parecer n° 776/97 da CES, que trata das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação, aprovado em 03/12/97. As Atividades Complementares devem ser cumpridas pelo aluno regularmente matriculado e são de natureza científica, social, cultural, acadêmica e profissional. A carga horária total das AC está definida nas matrizes curriculares dos cursos de graduação, aos quais se aplica, e deve ser cumprida no período de integralização. Os alunos têm acesso a uma tabela que orienta quais atividades podem ser cumpridas e qual é a carga horária que pode ser convalidada. As atividades são convalidadas pelo coordenador acadêmico no polo mediante os certificados e comprovantes.


Como funcionam os estágios? 
 O Estágio Supervisionado tem como objetivo proporcionar ao estudante experiências práticas que complementem o seu aprendizado, de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humana. Precisa ser realizado conforme a determinação das Diretrizes Curriculares de cada curso. O estágio pode ser obrigatório ou não. Entende-se como estágio obrigatório aquele que consta na matriz curricular, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma. Por outro lado, o estágio não obrigatório se refere a uma atividade opcional e além da carga horária regular e obrigatória. Os cursos que possuem estágio obrigatório são: Pedagogia, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Enfermagem. A carga horária está prevista na matriz curricular.

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